Você está aqui: HomeJornal da RRC TVItens filtrados por data: Quarta, 07 Novembro 2018

Levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com dados do IBGE, aponta que 18 dos 22 municípios do Acre (82%) registraram doenças relacionadas à falta de saneamento básico no ano passado. Diarreia, verminose e dengue estão entre os casos com maior incidência no estado. Os dados mostram ainda que apenas 12% da população acreana tem acesso à rede de esgoto.

Acesse esta matéria na versão para emissoras de rádio A especialista em infraestrutura da CNI, Ilana Ferreira, afirma que os números preocupantes têm como fator determinante a falta de recursos destinados ao setor.

“Na infraestrutura brasileira, o setor com maior déficit e maiores desafios de expansão é o do saneamento. E os impactos na saúde da população são inestimáveis. E apesar dos esforços dos últimos governos com os programas de investimento, os investimentos não trouxeram um impacto significativo na expansão da rede”, indica ela.

Como proposta de melhorias para investimento no setor, deputados e senadores aprovaram nesta semana, em comissão mista, uma medida provisória (MP 844/18) que altera o Marco Legal do Saneamento Básico no Brasil. O texto abre a possibilidade para participação da iniciativa privada na prestação de serviços.

A MP 844/2018 prevê que a Agência Nacional de Águas (ANA) tenha competência para elaborar normas nacionais para os serviços públicos voltados à área de saneamento básico. As decisões relacionadas ao setor eram de responsabilidade do Ministério das Cidades.O consultor do Instituto Trata Brasil, Pedro Scazufca, analisa que a atuação da agência reguladora pode melhorar a qualidade dos serviços prestados. Para tanto, o especialista alerta sobre a necessidade de ampliar os investimentos em saneamento básico.

“Atualmente, o Brasil investe cerca de 12 bilhões de reais, por ano, no setor de saneamento. Pelo Plano Nacional de Saneamento Básico, para alcançar a universalização dos serviços até 2033, o Brasil precisaria estar investindo 20 bilhões de reais por ano. Ou seja, hoje, a gente está 40% abaixo dessa meta”, ressalta Pedro.

A principal mudança proposta pela MP é o fim do chamado subsídio cruzado, que permite que recursos arrecadados com a cobrança de tarifas de água e esgoto em áreas mais ricas sejam investidos em municípios mais pobres.

Como se trata de uma medida provisória, as normas previstas no texto já estão em vigor desde a publicação no Diário Oficial da União, em julho deste ano. Para que o texto se torne lei, os plenários da Câmara dos Deputados e do Senado precisam aprovar a medida até 19 de novembro, data em que a MP perde a validade.

Por Clara Sasse

Agência do Rádio Mais

Fonte: portaltarauaca

Publicado em Entretenimento
Uma grande conquista da deputada Jéssica Sales para a assistência social nos municípios acreanos se concretiza. A entrega dos ônibus aconteceu nesta terça-feira (6) em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, na presença do presidente da República Michel Temer, do ministro do Desenvolvimento Social Alberto Beltrame e de Regina Maia coordenadora da Amac em Brasília, que representou os municípios contemplados pela parlamentar emedebista.
Jéssica Sales anunciou a indicação dos dez ônibus adaptados para a assistência aos idosos e deficientes físicos em julho de 2018, fruto da intercessão da emedebista junto ao Ministério do Desenvolvimento Social para beneficiar, Sena Madureira, Tarauacá, Feijó, Brasiléia, Manoel Urbano, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul e Porto Walter.
Feita a entrega oficial, os prefeitos estarão em contato com a equipe técnica do ministério responsável pela logística, para os procedimentos de transporte dos veículos ao destino. O processo de aquisição dos veículos foi feito pelo próprio Ministério do Desenvolvimento Social através do Sistema Único da Assistência Social ao custo de R$ 250 mil a unidade, totalizando R$ 2.5 milhões em investimentos na assistência social, assegurados por Jéssica Sales.
Os veículos são equipados e adaptados com elevador especial para cadeirantes e têm capacidade para 30 passageiros. Serão utilizados preferencialmente por pessoas idosas ou com deficiência para se deslocarem aos serviços de saúde, hospitais, clínicas de reabilitação, laboratórios e possibilitá-los de participar das ações e atividades promovidas pelos centros e entidades assistenciais dos municípios.
Com esforço e dedicação conseguimos levar mais este benefício para a população. Se a mobilidade para idosos e deficientes físicos é um desafio a vencer, precisamos romper as barreiras. Esses veículos chegarão aos municípios para proporcionar as condições adequadas de transporte às pessoas com limitações”, disse Jéssica Sales”.
ASSESSORIA
Fonte: acciolytk
Publicado em Entretenimento

 

« Novembro 2018 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30    

Acre

    RRC TV

    Contatos

    Endereço: Justiniano de Serpa, n° 84, centro.

    Ricardo Galeria, Box 06

    Cidade: Tarauacá – Acre, CEP: 69970-000

    Telefone: (68) 3462-3015

    E-Mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.