Através das redes sociais, a população de Tarauacá manifestou sua indignação contra a agência da Caixa Econômica Federal, instalada no município.
A agência foi construída há poucos anos, onde havia um casarão histórico, que fora construído no início do século 20. O casarão foi demolido, sem a prévia participação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, Câmara de Vereadores, Prefeitura e demais órgãos públicos de proteção ao patrimônio histórico e cultural. A população hoje amarga a perda do casarão histórico como memória e patrimônio histórico e cultural.
CULTURA PERDIDA
Veja as fotos do antigo casarão histórico, à esquerda:

Nas fotos, antiga Rua Coronel Juvêncio de Menezes. À esquerda, o casarão histórico que foi demolido para a construção da agência local da Caixa Econômica Federal.
VIOLAÇÃO DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR
No seu perfil na rede social, o Sr. André Aguiar, disse que “Mais um final de semana que esse banco deixa seus clientes sem serviços essenciais. Me recuso a acreditar que as nossas autoridades constituídas não querem tomar providências, haja vista que esse é um problema antigo aqui na nossa cidade. Agência 3339 da Caixa Econômica Federal de Tarauacá. Vou acionar judicialmente este banco“.
Os moradores de Tarauacá dispõem de apenas de 3 agências bancárias no município: uma agência do Banco do Brasil, uma agência do Banco Bradesco e uma agência da Caixa Econômica Federal. Todas apresentam graves problemas de atendimento ao público, com nítida e reiterada violação dos direitos do consumidor.
O Código de Defesa do Consumidor, Lei Federal nº 8.078, de 11.09.90, no município, parece que não é aplicado. As autoridades locais fazem vista grossa ao problema, que já dura quase 10 anos.
A Reportagem do Acre.com.br apurou que a Promotoria do Ministério Público Estadual do município, até o momento não logrou êxito em corrigir as falhas na prestação dos serviços bancários prestados ao consumidor tarauacaense. Também não há Termo de Ajuste de Conduta – TAC, obrigando as agências bancárias a melhorar os serviços prestados ao consumidor.
O tarauacaense Sr. , disse que “Já fui bancário e digo que isso é proposital. Os bancos faturam bilhões com essa prática. Produza provas e entre com uma ação judicial por danos morais. Boa sorte“.
As pessoas indignadas com o descaso manifestaram a grande insatisfação que já dura anos. O tarauacaense disse “Verdade amigo cadê as autoridades do nosso município vereadores e prefeitos?“.
O esportista disse “aqui em Tarauacá não existe é nada“.
, morador de Tarauacá, afirmou que “Fizeram uma propaganda gratuita para essa instituição financeira que falha sempre com os seus clientes“.
disse que “Reclamações em tribuna são falácias. O que vale é no papel”.
Os moradores de Tarauacá perderam um casarão histórico, e com ele perderam patrimônio cultural e memória histórica, e por outro lado, ganharam um ‘abacaxi’ de problemas.
Hoje, nas redes sociais, circularam várias fotos dos terminais da agência:
Fonte: portaltarauaca