Você está aqui: HomeEntretenimentoItens filtrados por data: Quinta, 03 Maio 2018

Nascida na comunidade do Conceição, Rio Muru, em Tarauacá, em 14 de setembro de 1987, de onde saiu para a cidade aos 13 anos de idade, a vereadora Janaína Furtado, eleita pela segunda vez consecutiva entre as mais votadas, é a escolhida pelo Rede Sustentabilidade, de Marina Silva, para disputar o Governo do Acre. Professora da rede pública, ela sabe propor leis, é popular no município, mas é dura como oposição, sem fugir da elegância. Foi assim durante a administração do ex-prefeito Rodrigo Damasceno, do PT, e está sendo agora, na gestão da prefeita Marilete Vitorino, do PSD. Pré-candidata a governadora, Janaína vai dar palanque no Acre para ninguém menos que a própria Marina, que disputará a presidência da República, e para o candidato a senador do partido, o ex-reitor da Ufac, Minoru Kimpara. É bom lembrar, também, que ela será a única mulher entre prováveis seis candidatos a governador. Os outros são Gladson Cameli (PP), Ulisses Araújo (PSL), Marcus Alexandre (PT), Lyra Xapuri (PRTB) e David Hall (Podemos). Veja o que ela disse ao Blog do Evandro Cordeiro:

Blog – Quais critérios a senhora preencheu para ser escolhida pelo Rede como candidata a governadora?

Janaína Furtado – Eu sou a única parlamentar do partido, mulher, jovem e compreendo a política como um instrumento para unir as pessoas e servir ao povo. Mas ainda estamos construindo isso. Vamos dialogar dentro do partido, porque é uma decisão de dimensão política imensa.

Blog – Como a senhora e o partido estão pensando uma campanha para o Governo ante a uma polarização que dura mais de 30 anos entre PT e a oposição?

Janaína Furtado – Primeiro ponto: conversar com o povo e apresentar nossas propostas para governar o Acre. E pretendemos dizer que essa polarização entre essas forças conservadoras que dominam o cenário político precisa ser superada com uma visão política centrada nos seres humanos desse Estado.

Blog – Que experiência política a senhora leva para uma disputa para o Governo?

Janaína Furtado – Olha só. Do ponto de vista de experiência política levo apenas dois mandatos de vereadora em Tarauacá, mas muita disposição de pregar a mudança, de levar a esperança para as pessoas.

Blog – A senhora terá em seu palanque dois ícones: um do meio ambiente, a ex-senadora Marina Silva, e o outro da educação, o ex-reitor da Ufac, Minoru Kimpara. O que os dois representam do seu ponto de vista?

Janaína Furtado – São duas celebridades que tem muito a oferecer para nosso País e para nosso Estado. São ícones. O professor Minoru é referência em educação e em administração, a Marina nem se fala. É uma celebridade mundial. Vou estar orgulhosa de dar palanque para eles.

Fonte: portaltarauaca

Publicado em Politica

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) deu início à 39ª Etapa de Erradicação da Febre Aftosa com um ato que reuniu servidores, produtores rurais, lideranças comunitárias, entidades parceiras e sociedade civil realizado na Fazenda Dallas, na BR-364, em Tarauacá, no último sábado 28.

O coordenador estadual do Programa da Febre Aftosa, Jean Carlos Torres, destacou que há 13 anos o Acre é zona livre de febre aftosa com vacinação e em maio de 2019 realizará a última campanha de imunização da doença. “Depois dessa última campanha, haverá a retirada da vacina”, pontuou.

Ronaldo Queiroz, diretor-presidente do Idaf/AC, frisou que os méritos da retirada da vacina devem ser atribuídos aos servidores do instituto, que venceram desafios para chegar às propriedades mais isoladas para imunizar os animais, e dos criadores de animais, que foram parceiros e imunizaram seus rebanhos nesses 13 anos.

“O Acre hoje é referência tanto na carne quanto na efetividade desse programa de erradicação da febre aftosa. Por isso, Acre e Rondônia foram contemplados como os primeiros para a retirada da vacina. Isso é fruto dessa parceria do governo do Estado com os criadores. Nossa meta é vacinar 1,3 milhão de animais entre os dias 1º e 31 de maio”, destacou Queiroz.

Marlindo Vitorino, pecuarista e proprietário da Fazenda Dallas, lembrou a importância da vacinação para o rebanho e dos ganhos que isso está possibilitando ao Acre. “É uma satisfação saber que daqui um ano o Acre terá a carne bovina mais pretendida no mercado externo, com a retirada da vacina, e só quem vai lucrar com isso, somos nós”, afirmou o pecuarista.

Ronaldo Queiroz ressaltou que em 2019 o Acre retira a vacinação de febre aftosa (Foto: Elias Jorge/Seap)

Duas décadas de trabalho

O secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, José Carlos Reis, observou que a sanidade animal é fundamental para a agricultura e pecuária que trabalha no fomento ao setor. “Quero parabenizar toda equipe do Idaf que tem atuado muito bem e aos produtores que têm acolhido esse trabalho. Somando forças que vamos melhorar ainda mais a pecuária no Acre”, disse Reis.

Mauro Marcello Gomes, superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Acre (Senar/AC), também prestigiou o ato de lançamento da campanha e como um dos parceiros do governo do Acre e Idaf, assegurou que o Senar seguirá nas ações de apoio ao desenvolvimento da agricultura e pecuária em todo o Estado.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (Faeac), Assuero Veronez, também lembrou a época do início das atividades de combate à febre aftosa. “No começo era muito difícil. Tínhamos que convencer o produtor de vacinar, muitos ainda compravam a vacina e jogavam fora. A conscientização foi um trabalho penoso. Fomos avançando vagarosamente. Foi criado o Idaf pelo governador Jorge Viana. Em 2004, fomos declarado zona livre [de febre aftosa] e agora o país vai receber zona livre”, destacou o presidente da Faeac.

Reestruturação dos escritórios municipais

Além do lançamento da campanha de erradicação da febre aftosa, o Idaf tem realizado a entrega de veículos, barcos e equipamentos para os escritórios dos municípios.

“São investimentos na ordem de R$ 660 mil objetivando o apoio à reestruturação e Implementação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária [SUASA] e o fortalecimento das ações de defesa agropecuária. O recurso é por meio de convênio com o Ministério da Agricultura e Pecuária e Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Acre com o Idaf”, explicou Ronaldo Queiroz.

secom/Ac

Fonte: portaltarauaca

Publicado em Entretenimento

O juiz da Comarca de Tarauacá, Dr. Guilherme Aparecido do Nascimento Fraga, teve que assumir o mandato de prefeito do município em decorrência da ausência da Prefeita, Vice Prefeito e Presidente da Câmara. A posse do magistrado no cargo de prefeito aconteceu nesta quarta feira e o mandato se estende até sexta feira, 6 de maio, dia previsto para o retorno da titular do cargo. Ao assumir, o juiz prefeito imediatamente comunicou o fato à Corregedoria do Tribunal de Justiça do Acre.

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, Marilete Vitorino viajou para tratar de assuntos da administração e da presidência da AMAC, o vice Chico Batista é pré-candidato a Deputado Estadual e, segundo a Lei Eleitoral não poderia assumir o posto de prefeito pois, ficaria inelegível e o presidente da câmara anunciou sua ida também a Rio Branco

 
Não é a primeira vez na recente história do município que alguém do judiciário assume o comando da prefeitura. Em 10 de abril de 2012, coincidentemente no primeiro mandato de Marilete, que havia assumido após o afastamento do titular Vando Torquato, em virtude também de uma da viagem da prefeita e na impossibilidade da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Tarauacá de assumir o executivo municipal (todos eram candidatos à reeleição de cargo político, na época), assumiu a administração a Juíza Dr.ª Joelma Ribeiro Nogueira.
 
 
Publicado em Politica

 

« Maio 2018 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      

Acre

    RRC TV

    Contatos

    Endereço: Justiniano de Serpa, n° 84, centro.

    Ricardo Galeria, Box 06

    Cidade: Tarauacá – Acre, CEP: 69970-000

    Telefone: (68) 3462-3015

    E-Mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.